Questão 543120 - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública

Concurso: Tribunal de Justiça   - AL (TJAL/AL) 2012

Cargo: Técnico Judiciário

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Administração Pública Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública

Um dos objetivos da administração é estudar os processos produtivos. Nesse contexto, o ser humano, peça fundamental na maioria dos sistemas organizacionais, deve ter seu comportamento e as relações que estabelece com o meio em que vive estudados. As variáveis que influenciam o seu desempenho devem ser conhecidas e assimiladas de modo a encontrar mecanismos de estímulo cada vez melhores e, assim, incrementar a sua capacidade de produção.

Tendo o texto acima como motivador, assinale a opção correta a respeito da gestão de pessoas e das teorias administrativas.

  • A.

    A autocracia é um modelo de liderança voltado para o indivíduo, elemento central do processo de liderança.

  • B.

    O enfoque comportamental se divide inicialmente em dois grandes grupos, aquele que estuda as pessoas como indivíduos e outro que busca compreender as pessoas como membros de grupos.

  • C.

    A estima corresponde ao topo da pirâmide de Maslow.

  • D.

    O enfoque sistêmico coloca a gestão de pessoas em primeiro plano por compreender que as relações de uma organização dependem diretamente da interferência humana.

  • E.

    O experimento de Hawthorne, apesar de insignificante para a gestão de pessoas, conseguiu comprovar a relação direta entre as variações na iluminação e a produtividade do grupo estudado, evento já conhecido na teoria.