Questão 703792 - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM

Concurso: Ministério do Turismo 2014

Cargo: Analista Técnico Administrativo (Conhecimentos Específicos)

Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível: Superior

Administração Pública Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM

A respeito da evolução da Administração Pública no Brasil, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

Ao final assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A hipertrofia do Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP no contexto do estado, extrapolando a função de órgão central de administração e assumindo características de agência central de governo, confirma a disfuncionalidade do modelo que possuía um caráter hermético, um sistema insulado pautado linearmente nos inputs do regime de Vargas sob boa carga discricionária.

( ) A modernização daspeana representou a reversão total da índole patrimonialista tipicamente lusitana.

( ) O período compreendido entre 1945 e 1964 representa o desdobramento das estruturas institucionais do estado tendo como pano de fundo do panorama político o retorno da democracia. O sistema administrativo estatal esteve, neste período, aberto às infl uências da política representativa, desinteressada na extensão dos esforços modernizantes em relação às variáveis estruturais essenciais da administração e, complementarmente, interessada quer em negociar os resultados das instâncias mais modernas, quer em lucrar com a paralisia das mais atrasadas.

  • A. V, V, F
  • B. F, V, F
  • C. F, F, V
  • D. V, F, V
  • E. V, V, V