Administração Pública Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública Liderança e processo decisório

Preocupado com as insatisfações manifestadas no órgão público em que é lotado, relacionadas ao comportamento dos servidores, João, integrante da alta cúpula administrativa do referido órgão, aproveitou a presença de equipe externa de consultoria contratada pela instituição para propor alterações no escopo do projeto de planejamento estratégico, a fim de incluir, na gestão de recursos humanos da instituição, atividades de assessoramento.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 56 a 61.

Considere que, após o levantamento do perfil dos colaboradores e a análise minuciosa das descrições de cargos, a equipe de consultoria contratada sugira aos dirigentes do órgão a adoção de um estilo de liderança autocrático. Nessa situação, caso os dirigentes aceitem tal recomendação, nesse órgão, a decisão final deverá permanecer a cargo da diretoria, e, em razão da autogestão, uma das características do estilo de liderança autocrático, as equipes deverão ser as responsáveis pelo desenvolvimento das tarefas.

  • C. Certo
  • E. Errado