Questões de Concurso de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 730876

Tribunal de Justiça   - CE (TJCE/CE) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Técnico-Administrativa / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

As características definidoras da identidade organizacional e dos comportamentos esperados das pessoas que atuam na organização são evidenciadas por meio
  • A. das normas, valores e costumes, que balizam a forma como a organização opera sua estrutura e age no mercado, representando sua dimensão cultural.
  • B. das vantagens financeiras, que sustentam as operações da organização no mercado, representando sua dimensão econômica.
  • C. das interações pessoais e com outras organizações, representando a dimensão relacional da organização.
  • D. das regulamentações normativas e institucionais, que definem o modo de atuação da organização no contexto local e global, representando sua dimensão político-legal.
  • E. dos avanços científicos e tecnológicos, que marcam o contexto externo da organização e incidem sobre sua estrutura interna.

Questão 610242

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Psicologia Organizacional / Questão 103

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O programa deve ser norteado pelos princípios da organização do trabalho: interações hierárquicas, coletivas intra e intergrupos e interações externas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 486547

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - SP (CREFITO 3ª Região/SP) 2012

Cargo: Almoxarife / Questão 36

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

A inspeção de qualidade pode ser

  • A.

    visual, dimensional e testes.

  • B.

    manual, testes e automática.

  • C.

    automática, manual e testes.

  • D.

    manual, ergométrica e visual.

  • E.

    visual, automática e objetiva.

Questão 580491

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Plajenamento - Área Gestão de Pessoas / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A área de comportamento organizacional e humano pode ser considerada uma das principais fundamentações teóricas inerentes à gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à liderança, ao desempenho, à motivação e à qualidade de vida no trabalho. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Ginástica laboral, torneios, competições e preparação para aposentadoria constituem ações preventivas de qualidade de vida no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 413540

Tribunal Regional Eleitoral / Espírito Santo (TRE ES) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 108

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito da ergonomia da atividade, da psicopatologia do trabalho e da saúde e qualidade de vida no trabalho, julgue os itens subsequentes.

Patologias sociais da sobrecarga do trabalho, tais como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, depressão no trabalho e assédio moral, podem ocorrer quando o trabalho é considerado apenas como fonte de subsistência ou, popularmente, ganha-pão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 674291

Ministério Público Estadual - GO (MPE/GO) 2013

Cargo: Assistente Administrativo / Questão 41

Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível: Médio

A respeito do uso consciente de equipamentos de escritório, julgue os itens a seguir.

I - O uso excessivo de extensões elétricas pode ocasionar acidentes, como choque elétrico e incêndios.

II - O uso consciente de ferramentas, como correio eletrônico, pode auxiliar na propagação de vírus e, consequentemente, maximizar danos mais graves aos equipamentos de informática.

III - O usuário deve se atentar para uma boa ergonomia em sua posição de trabalho, evitando o absenteísmo a longo prazo.

IV - Recomenda-se o uso de materiais que dificultam o acúmulo de sujeira, para facilitar a manutenção da salubridade no ambiente de trabalho.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Questão 482714

Departamento Estadual de Trânsito - RJ (DETRAN/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 49

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

De acordo com CHIAVENATO, a Qualidade de Vida no Trabalho envolve aspectos intrínsecos e extrínsecos do cargo. Ela afeta a atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal. Com base na afirmação, as atitudes são:

  • A.

    Adaptabilidade, motivação, inovação.

  • B.

    Motivação, criatividade, individualidade.

  • C.

    Motivação, adaptabilidade, criatividade e vontade de inovar.

  • D.

    Criatividade, motivação, individualidade e adaptabilidade.

Questão 707365

Tribunal Regional do Trabalho / 19ª Região (TRT 19ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 42

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O Programa da Qualidade do Serviço Público − PQSP, implementado na década de 1990, propugnou a implantação de um modelo de excelência em gestão pública, contemplando
  • A. a atenção prioritária ao cidadão e à sociedade, como destinatários dos serviços públicos, atuando como elemento mitigador das restrições legais que dificultam a disponibilização de tais serviços.
  • B. a adoção, com as adaptações necessárias ao setor público, do modelo matricial de competências, com a departamentalização das atividades para melhor controle dos resultados obtidos.
  • C. a eficiente alocação de recursos públicos, entre seus objetivos, expressada na máxima “fazer mais com menos”, que é utilizada como elemento mitigador da avaliação dos serviços pelos usuários.
  • D. um conjunto de normas (leis, decretos e resoluções), como dimensão formal, que aferem o desempenho do servidor, tendo como métrica a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços, e fundamentam a remuneração por resultados.
  • E. um sistema de avaliação continuada da gestão pública, identificando os pontos fortes e os aspectos gerenciais pouco desenvolvidos, identificados na linguagem do programa como oportunidades de aperfeiçoamento da organização, que devem ser objeto de ações de melhoria.

Questão 753455

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 74

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à gestão por competência e à psicodinâmica do trabalho, julgue os itens que se seguem. O julgamento mais importante para a saúde mental do trabalhador, com reflexo direto em sua qualidade de vida, está relacionado à sua utilidade técnica, econômica e social, proferido por aquele que se encontra no topo da linha vertical da hierarquia.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757784

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 85

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens a seguir, com relação a gestão de pessoas. Uma organização que busque instituir um programa de qualidade de vida no trabalho deverá promover, entre outras adequações, modificações ergonômicas no mobiliário, na iluminação e na temperatura do ambiente.
  • C. Certo
  • E. Errado