Administração Gestão de Pessoas Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

Em uma organização, após a mudança do modelo de gestão organizacional e a introdução de novos programas de informática, observa-se o aumento dos casos de afastamentos do trabalho. Buscando diagnosticar as causas dos inúmeros afastamentos, o psicólogo constatou, por meio de entrevista, um relato que expressava uma queixa recorrente dos empregados: "Desde que comecei a trabalhar na digitação, passei a sentir um incômodo no braço, principalmente no pulso. No começo, dava para agüentar. Eu achava que era assim mesmo. Quando o serviço aumentava piorava bastante. Mas, eu chegava em casa, descansava, no outro dia desaparecia. Depois veio a dor. Não era bem uma dor... era mais uma sensação estranha no pulso, que, com o tempo, acometia os dedos, principalmente nas pontas. Os outros colegas reclamavam as mesmas coisas, embora a gente conversasse pouco. Na pausa para o lanche, após três horas de trabalho, o pessoal ficava calado".

Com base na situação hipotética acima e na temática saúde no trabalho, assinale a opção correta.

  • A.

    O relato é típico dos casos de simulação de problemas pessoais, visando obter vantagens advindas de afastamentos.

  • B.

    A queixa relatada se deve à natureza da atividade exercida, trabalho de digitação, bastando uma mudança de função para eliminar a origem do problema.

  • C.

    O relato fornece, de fato, indícios da evolução de um caso de doença osteomuscular relacionada ao trabalho (DORT).

  • D.

    O relato revela dados inusitados e surpreendentes, pois queixas de saúde são quase inexistentes na área de processamento de dados, em especial, no setor de digitação.

  • E.

    A mudança do modelo de gestão organizacional, acompanhada com a introdução de novos programas de informática, não autoriza nenhuma hipótese de nexo causal com os casos de afastamentos do trabalho.