Administração Gestão de Pessoas Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

O conceito de qualidade é conhecido há muitos anos, mas, somente a partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, como uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização. Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, além de normas e certificações, todas com o objetivo de ajudar as organizações na busca da qualidade.

Nesse sentido, sobre as principais ferramentas para a busca da qualidade, constata-se que o(a)

  • A.

    Benchmarking é uma técnica utilizada para auxiliar uma equipe a gerar ou criar diversas ideias no menor espaço de tempo possível.

  • B.

    Diagrama de Causa e Efeito é um gráfico de barras verticais que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade para tal.

  • C.

    programa 5S é um programa de educação que dá ênfase à prática de organização, ordenação, limpeza, conservação e disciplina.

  • D.

    ciclo PDCA define o problema de forma clara e objetiva e inicia a construção de um fluxo circular com as raízes dos problemas.

  • E.

    lista de verificação deve ser aplicada quando for necessário orientar a preparação e a execução de atividades planejadas, visando ao seu melhor desenvolvimento.