Administração Gestão de Pessoas Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

“No Brasil, a despeito da modernização tecnológica e da melhoria dos processos de qualidade/produtividade, apresenta, também enormes dificuldades na melhoria efetiva das condições de trabalho no sentido de eliminar e minimizar os efeitos nocivos que ele ainda provoca em uma parcela importante dos trabalhadores brasileiros(...) Por ‘situação de trabalho’ entendemos um conjunto de elementos e materiais inseridos na organização do trabalho(...) é o ambiente em que se encontram o indivíduo ou equipe(...)”( VILELA, 2010). Assim, com relação a higiene, segurança do trabalho e qualidade de vida, pode-se ter como correta a seguinte sequência de afirmações:

I - O rendimento e a jornada geram acidentes por meio dos seguitnes fatores: incentivos financeiros e excesso de carga horária.

II - No Brasil, via de regra, o trabalho, a saúde e a vida não são valores estratégicos.

III - A responsabilidade jurídica pelos acidentes do trabalho, no Brasil, é baseada no conceito de culpa, também conhecido como responsabilidade subjetiva.

IV - A ergonomia é aquela que trata dos acidentes de trabalho como resultado da interação entre o operador e outros componentes da situação de trabalho, jornada de trabalho e voltadas para as condições físicas do ambiente de trabalho.

V - Os profisisonais da área de saúde do trabalhador devem deixar de exercer sua função como aquele que sabe (especialista) e que fiscaliza o comportamento inadequado dos operadores para oportunizar o fortalecimento e apoio mútuo, valorizando o saber prático dos operadores, levando-os a percepção, identificação e antecipação das situações de riscos, implantando medidas corretivas.

  • A. As afirmações I, II, III, IV estão corretas.
  • B. As afirmações II, III, e IV estão corretas.
  • C. As afirmações I, II, III e V estão corretas.
  • D. As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
  • E. As afirmações III, IV e V estão corretas.