Administração Gestão de Pessoas Recompensas e Punições

Especialistas em administração da remuneração têm observado que o mercado de trabalho está sujeito ao que os economistas chamam de "ilusão do dinheiro", que faz com que as pessoas se sintam melhor recebendo um aumento de 10% numa inflação de 8%, do que se os números forem respectivamente 3% e 1%. O desafio de inflação baixa pode gerar insatisfação no trabalho, e precisa ser vencido através de um gerenciamento de remuneração que busque:

  • A.

    Identificar os cargos de uma mesma família e classificar, a partir de descrições distintas, as atividades realmente executadas.

  • B.

    Categorizar a qualificação de pessoal segundo os regulamentos governamentais que afetam salários e envolvem os componentes críticos de cada cargo.

  • C.

    Manter programas de promoção calcados na antigüidade, isto é, que o indivíduo seja promovido após decorrido um período de tempo pré-determinado independente de outros fatores.

  • D.

    Assegurar o equilíbrio interno conseguido pela correta avaliação de cargos, de forma a manter uma hierarquia, e o equilíbrio externo através da adequação salarial da organização frente ao mercado de trabalho.

  • E.

    Identificar, para o sistema de cargos, funções comissionadas e sistemas de benefícios diferenciados, que possam complementar a perda do adicional correspondente à gratificação de função.