Administração Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção

A prática de head-hunting pode ser definida como a prestação de serviços destinados à identificação, atração e avaliação de profissionais especializados para postos estratégicos. Nessa modalidade a seleção de pessoas para posições-chave passa a ter dimensões estratégicas e deve ser muito bem planejada para que sejam alcançados os objetivos definidos pelo contratante. Acerca dessa prática, assinale a opção correta.

  • A.

    As principais características do psicólogo que atua como headhunting são a criatividade, a franqueza, a clareza nas ações e o respeito às empresas concorrentes ao buscar os talentos não colocados no mercado de trabalho utilizando técnicas para rastrear profissionais especializados.

  • B. É unânime entre os gestores e principalmente entre os empresários que a prática de head-hunting está associada à espionagem industrial, esbarrando na ética dos psicólogos pelo fato de ser conivente com uma situação socialmente indesejável, a de roubo de profissionais.
  • C. Na rotina para buscar talentos, o profissional de recursos humanos utiliza ferramentas de testagem psicológicas específicas tendo em vista que o tempo para avaliar profissionais recolocados é diferente do tempo com um candidato que está disponível no mercado de trabalho.
  • D. Os profissionais que atuam como head-hunting constroem e acumulam técnicas de negociação, persuasão, investigação, rastreamento, monitoramento e recrutamento apenas de candidatos que ainda não estejam colocados no mercado de trabalho.