Administração Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção

Texto para as questões 6 a 10. O Recrutamento e a Seleção de Pessoas são duas etapas ou duas fases de um mesmo processo, qual seja: o Processo de Agregar Pessoas. Ou ainda, segundo vários autores, funções que integram as políticas ou o subsistema de provisão ou suprimento de recursos humanos necessários à composição dos quadros das organizações.

A Seleção de Pessoas pode ser vista como um processo de escolha, de filtragem seletiva, no qual se procura identificar entre os candidatos considerados aquele(s) que reúna(m) as melhores qualificações para o exercício do cargo a ser ocupado. Para esse efeito é indispensável comparar duas variáveis essenciais, quais sejam:

  • A.

    o Modelo de Colocação dos Candidatos comparado ao Modelo de Classificação dos Candidatos, observadas as Técnicas de Seleção envolvidas.

  • B.

    os requisitos do cargo oferecido (que são obtidos por intermédio da descrição e análise do cargo) comparados com os perfis dos candidatos (o que se obtém por intermédio das Técnicas de Seleção).

  • C.

    o Modelo de Seleção dos Candidatos comparado com o Modelo de Classificação dos Candidatos, observadas as Técnicas de Seleção aplicadas.

  • D.

    o Modelo de Colocação dos Candidatos comparado com o Modelo de Seleção dos Candidatos , observadas as Técnicas de Seleção utilizadas.

  • E.

    o Modelo de Classificação dos Candidatos comparado com a Técnica de Seleção empregada.