Administração Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção

Texto para as questões 6 a 10. O Recrutamento e a Seleção de Pessoas são duas etapas ou duas fases de um mesmo processo, qual seja: o Processo de Agregar Pessoas. Ou ainda, segundo vários autores, funções que integram as políticas ou o subsistema de provisão ou suprimento de recursos humanos necessários à composição dos quadros das organizações.

Em Gestão de Pessoas são de suma importância as ações destinadas a promover a qualificação, o aperfeiçoamento, o aprendizado, o saber, enfim a educação profissional das pessoas que compõem o capital humano das organizações. Nesse sentido, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas devem merecer a atenção devida nos ambientes organizacionais. Sobre Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas pode-se afirmar que:

I - O Treinamento é voltado para o presente, enfoca o cargo ocupado e busca resultados imediatos (de curto prazo) no que tange à melhoria do desempenho no exercício desse cargo.

II -O Desenvolvimento de Pessoas, por sua vez, enfoca o desempenho futuro, visando resultados de longo prazo, numa perspectiva de evolução e educação profissionais contínuas e ao longo do tempo.

III - Tanto o Treinamento como o Desenvolvimento de Pessoas são processos que envolvem transmissão de conhecimentos e aprendizagem.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I, II e III estão certas.

  • E.

    Só as afirmativas II e III estão certas.