Administração Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção

Recrutamento de pessoal refere-se ao processo de localizar e incentivar candidatos potenciais à disputa de vagas existentes ou previstas. Durante esse processo, tenta-se informar os candidatos sobre as qualificações exigidas para o desempenho do cargo e as oportunidades de carreira que a organização pode oferecer aos funcionários. A seleção de pessoal constitui, de fato, a escolha dos candidatos mais aptos para a execução de determinado trabalho, classificando-os conforme o grau de aptidão. Considerando o recrutamento e a seleção de pessoal nas organizações, é correto afirmar que:
  • A. É vantagem do recrutamento interno o fato do mesmo gerar oxigenação ou inovação, posto que os empregados que já conhecem a Organização galgarão novos postos de trabalho já sabedores da cultura e clima vigentes.
  • B. Testes de personalidade não podem ser utilizados como técnicas de seleção, posto que são pessoais, subjetivos e tendenciosos.
  • C. O recrutamento e a seleção constituem-se em atividades integrantes das chamadas novas práticas de recursos humanos, e que devem ser desenvolvidos de maneira independente de outros subsistemas de recursos humanos, como treinamento, desenvolvimento e administração de desempenho.
  • D. Em termos de custos financeiros, o recrutamento externo é menos dispendioso que o recrutamento interno.
  • E. O recrutamento de pessoal, interno ou externo, consiste numa etapa anterior à seleção de pessoas, na medida em que se destina a atrair candidatos a possíveis vagas por meio do critério da seletividade e adequação ao perfil esperado pela Organização selecionadora.