Questões de Concurso de Treinamento e Desenvolvimento - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 716429

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757785

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 86

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. A realização de um levantamento acerca da necessidade de treinamento possibilita a avaliação da eficiência do processo de seleção para uma nova função.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 616222

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 39

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

  • A.

    a gestão diz respeito aos aspectos coletivos, enquanto a aprendizagem diz respeito aos aspectos individuais do conhecimento.

  • B.

    a gestão envolve a evolução do conhecimento e é fase subsequente à aprendizagem, que se caracteriza pela acumulação do conhecimento organizacional.

  • C.

    a gestão se concentra na criação, disseminação e transformação do conhecimento, enquanto a aprendizagem envolve a mudança no estado de conhecimento existente na organização.

  • D.

    ambas são sinônimas e dizem respeito à acumulação e à evolução do conhecimento organizacional.

  • E.

    ambas são processos da prática administrativa, responsáveis, respectivamente, pela mudança e pelo comportamento organizacional.

Questão 584071

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610228

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Psicologia Organizacional / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Com base nos fundamentos de EC, é recomendável que a diretoria da referida empresa adote um amplo programa de gestão informacional, calcado na gestão da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 934515

Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017 (2ª edição)

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 46

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O conceito de gestão por resultados na Administração pública representa uma quebra de paradigma em relação aos modelos tradicionais e contempla, entre seus instrumentos, o contrato de gestão, que
  • A. contempla a fixação de indicadores aos quais está atrelada a remuneração dos servidores, podendo afastar a aplicação do teto remuneratório.
  • B. autoriza a ampliação da autonomia gerencial da entidade, porém não a autonomia orçamentária e financeira.
  • C. possibilita a contratualização de resultados, com a fixação de metas de desempenho para a entidade.
  • D. amplia o grau de autonomia da entidade de forma gradual a partir do nível de atingimento dos resultados, incluindo o controle externo.
  • E. viabiliza a flexibilização dos controles interno e externo incidentes sobre a entidade e das normas aplicáveis à Administração pública.

Questão 923633

Tribunal Regional do Trabalho / 7ª Região (TRT 7ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 57

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os fatores situacionais que influenciam o desempenho no trabalho do empregado incluem
  • A. o seu nível de formação e da equipe bem como sua compatibilidade com as tarefas organizacionais.
  • B. o esforço necessário para que ele realize determinada tarefa que integra as suas atribuições.
  • C. a capacidade para executar as tarefas que lhe são designadas.
  • D. a qualidade dos materiais disponíveis para que ele realize as suas tarefas.

Questão 935695

Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017 (2ª edição)

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 60

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

A técnica de treinamento através da qual o treinando se dedica a um trabalho integral para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos, e que pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas é denominada
  • A. treinamento outdoor.
  • B. simulação.
  • C. coaching.
  • D. estudo de caso.
  • E. aprendizagem prática.

Questão 505950

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 66

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 505951

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 67

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A avaliação de retorno sobre o investimento em treinamentos é feita com base no impacto do treinamento sobre os resultados das equipes e departamentos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado