Questões de Concurso de Treinamento e Desenvolvimento - Administração

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Questão 716429

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757785

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 86

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. A realização de um levantamento acerca da necessidade de treinamento possibilita a avaliação da eficiência do processo de seleção para uma nova função.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 616222

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 39

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

  • A.

    a gestão diz respeito aos aspectos coletivos, enquanto a aprendizagem diz respeito aos aspectos individuais do conhecimento.

  • B.

    a gestão envolve a evolução do conhecimento e é fase subsequente à aprendizagem, que se caracteriza pela acumulação do conhecimento organizacional.

  • C.

    a gestão se concentra na criação, disseminação e transformação do conhecimento, enquanto a aprendizagem envolve a mudança no estado de conhecimento existente na organização.

  • D.

    ambas são sinônimas e dizem respeito à acumulação e à evolução do conhecimento organizacional.

  • E.

    ambas são processos da prática administrativa, responsáveis, respectivamente, pela mudança e pelo comportamento organizacional.

Questão 991963

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018 (2ª edição)

Cargo: Administrador / Questão 39

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção correspondente à sequência correta das etapas de desenvolvimento de grupo, segundo Bruce W. Tuckman em Teoria de Desenvolvimento de Grupo, de 1965, revisitada em 1977.
  • A. formação / adiamento / turbulência / normatização / desempenho
  • B. turbulência / adiamento / formação / normatização / desempenho
  • C. formação / turbulência / normatização / desempenho / adiamento
  • D. turbulência / formação / normatização / desempenho / adiamento
  • E. formação / turbulência / adiamento / normatização / desempenho

Questão 991965

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018 (2ª edição)

Cargo: Administrador / Questão 41

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Treinamentos e desenvolvimento de pessoal devem ser avaliados para que se determine sua real efetividade, por exemplo, no aprendizado, no comportamento no cargo e no resultado financeiro da organização. A esse respeito, assinale a opção correspondente ao tipo de avaliação que busca identificar a efetividade e os benefícios em relação aos custos gerados para a oferta das ações de treinamento.
  • A. avaliação de reação
  • B. avaliação de aprendizagem
  • C. avaliação de impacto no comportamento
  • D. avaliação de resultados ou de retorno do investimento
  • E. avaliação de transferência do treinamento

Questão 584071

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610228

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Psicologia Organizacional / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Com base nos fundamentos de EC, é recomendável que a diretoria da referida empresa adote um amplo programa de gestão informacional, calcado na gestão da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 980605

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional Júnior - Área Administração / Questão 22

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

No Brasil, o sistema de feedback 360º tem sido empregado com êxito por algumas empresas por apresentar a seguinte vantagem:
  • A. favorecer a avaliação de pessoas exageradamente críticas ou muito benevolentes.
  • B. permitir o anonimato dos avaliadores, favorecendo a predisposição de realizar uma avaliação honesta.
  • C. inibir a participação dos níveis mais altos de liderança do sistema, aumentando sua credibilidade.
  • D. apoiar a concentração de esforços limitados à participação do mercado, colocando em risco a competitividade da empresa.
  • E. aumentar a resistência à mudança, incentivando o trabalho em equipe dentro da organização.

Questão 980616

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional Júnior - Área Administração / Questão 33

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Há várias diferenças que são identificadas entre o processo tradicional de desenvolvimento de lideranças e a nova abordagem fundamentada na aprendizagem e no desenvolvimento de talentos denominada Modelo de Aprendizagem. No modelo convencional de desenvolvimento de liderança, tem-se
  • A. um foco nos outputs e os recursos necessários para desenvolvimento do programa são alocados desproporcionalmente a um grupo menor de líderes de alta alavancagem, ao passo que, no modelo de aprendizagem, o foco está nos inputs (horas em sala de aula, dinheiro alocado, universidade corporativa), e os recursos para o desenvolvimento são amplamente distribuídos.
  • B. um conjunto universal de competências e características para todos os líderes e a ênfase em treinamento em sala de aula e exposição, ao passo que, no modelo de aprendizagem, há uma identificação dos talentos, habilidades e características pessoais em cada líder individual e uma ênfase na prática deliberada.
  • C. uma consciência clara de que nem todos podem tornar- se líderes e que a liderança é desenvolvida por meio de prática e autocorreção, ao passo que, em modelos de aprendizagem, sabe-se que existem líderes em todos os níveis organizacionais e, portanto, esses líderes são preparados para uma evolução ascendente, linear e incremental.
  • D. a criação ou adaptação de atribuições customizadas para as necessidades de desenvolvimento de cada líder, ao passo que, no modelo de aprendizagem, há uma espera pela abertura de vagas e planos de carreira padronizados.
  • E. os recursos alocados prioritariamente em um grupo menor de líderes de alta alavancagem, e o RH apoia o desenvolvimento das lideranças, deixando para os chefes o papel central do desenvolvimento dos líderes, ao passo que, no modelo de aprendizagem, o desenvolvimento dos líderes é de competência do RH, e os recursos para o desenvolvimento são alocados segundo as necessidades do chefe.

Questão 505950

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 66

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado