Questões de Concurso de Treinamento e Desenvolvimento - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 716429

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757785

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 86

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. A realização de um levantamento acerca da necessidade de treinamento possibilita a avaliação da eficiência do processo de seleção para uma nova função.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 971814

Assembléia Legislativa - SE (ALESE/SE) 2018

Cargo: Analista Legislativo - Área Apoio Administrativo - Especialidade: Administração / Questão 37

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Entre as técnicas de desenvolvimento institucional aplicáveis pelos agentes de mudança para intervenções na organização, pode-se apontar aquela que reúne grupos de treinamento, denominados T-groups, orientados por um líder treinado para aumentar a sensibilidade quanto às habilidades de relacionamento interpessoal. Essa técnica é conhecida como
  • A. consultoria de procedimento.
  • B. análise transacional.
  • C. treinamento de sensitividade.
  • D. descongelamento.
  • E. retroação de dados.

Questão 616222

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 39

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

  • A.

    a gestão diz respeito aos aspectos coletivos, enquanto a aprendizagem diz respeito aos aspectos individuais do conhecimento.

  • B.

    a gestão envolve a evolução do conhecimento e é fase subsequente à aprendizagem, que se caracteriza pela acumulação do conhecimento organizacional.

  • C.

    a gestão se concentra na criação, disseminação e transformação do conhecimento, enquanto a aprendizagem envolve a mudança no estado de conhecimento existente na organização.

  • D.

    ambas são sinônimas e dizem respeito à acumulação e à evolução do conhecimento organizacional.

  • E.

    ambas são processos da prática administrativa, responsáveis, respectivamente, pela mudança e pelo comportamento organizacional.

Questão 973433

Tribunal Regional do Trabalho / 6ª Região (TRT 6ª) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área Segurança / Questão 31

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

No tocante ao planejamento de contingências, com a adoção da metodologia de treinamento, considera-se eficaz
  • A. preparar a organização para manter a continuidade e a recuperação do objetivo, com interferência mínima nas atividades institucionais.
  • B. organizar equipes e designar coordenadores, após seleção.
  • C. levantar medidas preventivas e estabelecer graus de criticidade.
  • D. desenvolver hipóteses de emergências e estabelecer padrões de desempenho para respostas e manejos.
  • E. manter um programa de qualidade e um banco de dados atualizados.

Questão 971833

Assembléia Legislativa - SE (ALESE/SE) 2018

Cargo: Analista Legislativo - Área Apoio Administrativo - Especialidade: Administração / Questão 56

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O conceito de aprendizagem organizacional está diretamente ligado ao de inovação, com foco no aprimoramento do conhecimento na organização. Entre os modelos de aprendizagem organizacional comumente apontados, emerge o denominado behaviorista,
  • A. pautado no estudo das relações entre o comportamento, os estímulos e as consequências.
  • B. focado na resolução de problemas e nos processos de aquisição de conhecimento por repetição.
  • C. que estuda o ambiente no qual a organização está inserida e a correspondente interação com a inovação.
  • D. que avalia o processo de aquisição do conhecimento, dito cognitivo, com base em dados estatísticos.
  • E. que propõe uma trilha de aprendizagem fundada em etapas com grau progressivo de complexidade.

Questão 584071

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 967222

Superior Tribunal de Justiça (STJ) 2018

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 81

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue os itens a seguir. A aprendizagem contínua está relacionada à educação de toda a vida do indivíduo, com ênfase em diferentes saberes e nas perspectivas profissionais futuras.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 967223

Superior Tribunal de Justiça (STJ) 2018

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 82

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue os itens a seguir. Eventos educacionais de curta e média duração focados na melhoria do desempenho funcional e na qualificação profissional contínua são exemplos de treinamento nas organizações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 967224

Superior Tribunal de Justiça (STJ) 2018

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 83

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue os itens a seguir. Organizações que aprendem são aquelas bem-sucedidas, mais ágeis e que valorizam o aprendizado coletivo de seus membros.
  • C. Certo
  • E. Errado