Questões de Concurso de Treinamento e Desenvolvimento - Administração

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Questão 716429

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757785

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 86

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. A realização de um levantamento acerca da necessidade de treinamento possibilita a avaliação da eficiência do processo de seleção para uma nova função.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 616222

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 39

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

  • A.

    a gestão diz respeito aos aspectos coletivos, enquanto a aprendizagem diz respeito aos aspectos individuais do conhecimento.

  • B.

    a gestão envolve a evolução do conhecimento e é fase subsequente à aprendizagem, que se caracteriza pela acumulação do conhecimento organizacional.

  • C.

    a gestão se concentra na criação, disseminação e transformação do conhecimento, enquanto a aprendizagem envolve a mudança no estado de conhecimento existente na organização.

  • D.

    ambas são sinônimas e dizem respeito à acumulação e à evolução do conhecimento organizacional.

  • E.

    ambas são processos da prática administrativa, responsáveis, respectivamente, pela mudança e pelo comportamento organizacional.

Questão 584071

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610228

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Psicologia Organizacional / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Com base nos fundamentos de EC, é recomendável que a diretoria da referida empresa adote um amplo programa de gestão informacional, calcado na gestão da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 505950

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 66

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 505951

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 67

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A avaliação de retorno sobre o investimento em treinamentos é feita com base no impacto do treinamento sobre os resultados das equipes e departamentos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 583069

Ministério Público Estadual - MS (MPE/MS) 2013

Cargo: Analista - Área Administração / Questão 58

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“A avaliação de desempenho realiza a verificação formal e permanente dos funcionários diante das tarefas e responsabilidades definidas para seu cargo e os resultados alcançados.”

Com relação aos padrões de desempenho, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Relacionam os principais deveres e responsabilidades dos cargos.

  • B.

    Verificam, periodicamente, o desempenho do avaliador pelo avaliado.

  • C.

    Estabelecem um acordo mútuo entre o superior e o subordinado.

  • D.

    Influenciam o desempenho e as variáveis da situação funcional.

  • E.

    Indicam a quantidade e a qualidade do trabalho a ser executado.

Questão 469628

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2012

Cargo: Gestor Organizacional / Questão 12

Banca: FUundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Nível: Superior

O objetivo do treinamento na área de Gestão de Pessoas é contribuir para a realização das metas gerais da empresa. Assinale a opção que aponta as quatro fases ou etapas do processo de treinamento de pessoas.

  • A.

    Desenho ou projeto, implementação, desenvolvimento de equipes e treinamento.

  • B.

    Diagnóstico, desenvolvimento de equipes, avaliação e ação corretiva.

  • C.

    Diagnóstico, desenho ou projeto, implementação, avaliação.

  • D.

    Desenho ou projeto, planejamento, organização e ação corretiva.

Questão 812606

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Especialidade: Gestão de Pessoas / Questão 74

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Um programa ou ação de treinamento de pessoas pode integrar a política de educação corporativa caso tenha sido precedido por uma iniciativa de levantamento de necessidades que tenha articulado as demandas de aprendizagem dos funcionários com as diretrizes processuais e estratégicas da organização.
  • C. Certo
  • E. Errado