Questões de Concurso de Treinamento e Desenvolvimento - Administração

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Questão 716429

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757785

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 86

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. A realização de um levantamento acerca da necessidade de treinamento possibilita a avaliação da eficiência do processo de seleção para uma nova função.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 616222

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 39

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

  • A.

    a gestão diz respeito aos aspectos coletivos, enquanto a aprendizagem diz respeito aos aspectos individuais do conhecimento.

  • B.

    a gestão envolve a evolução do conhecimento e é fase subsequente à aprendizagem, que se caracteriza pela acumulação do conhecimento organizacional.

  • C.

    a gestão se concentra na criação, disseminação e transformação do conhecimento, enquanto a aprendizagem envolve a mudança no estado de conhecimento existente na organização.

  • D.

    ambas são sinônimas e dizem respeito à acumulação e à evolução do conhecimento organizacional.

  • E.

    ambas são processos da prática administrativa, responsáveis, respectivamente, pela mudança e pelo comportamento organizacional.

Questão 584071

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610228

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Psicologia Organizacional / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Com base nos fundamentos de EC, é recomendável que a diretoria da referida empresa adote um amplo programa de gestão informacional, calcado na gestão da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 505950

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 66

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 505951

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 67

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A avaliação de retorno sobre o investimento em treinamentos é feita com base no impacto do treinamento sobre os resultados das equipes e departamentos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 916002

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 78

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O gestor de uma área que estava apresentando problemas de relações interpessoais, solicitou ao RH um treinamento. Ao final do programa de treinamento 90% da turma de treinandos avaliou o programa como excelente, porém os problemas iniciais não foram sanados. O motivo mais provável do insucesso deveu-se ao fato de que
  • A. a avaliação de reação foi ineficaz e insuficiente.
  • B. a aprendizagem não ocorreu em nenhum nível, o grupo de colaboradores não se empenhou o suficiente.
  • C. as dinâmicas em grupo utilizadas não levaram em conta problemas interpessoais preexistentes.
  • D. não ocorreu a generalização dos conceitos do treinamento para a prática no trabalho.
  • E. houve uma falha no controle do treinamento.

Questão 905113

Tribunal Regional Eleitoral / Bahia (TRE BA) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 16

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Na literatura, ao ser abordado competência em uma perspectiva de desenvolvimento humano nas organizações, competência genérica está definida como aquela que engloba
  • A. aspectos necessários para converter entradas em saídas, como inovação, empreendedorismo, cultura e aprendizagem.
  • B. bens estratégicos intangíveis e fundamentados em conhecimento, associados ao valor dos produtos e serviços para os stakeholders.
  • C. características individuais que envolvam o manejo de tarefas menos rotineiras, programadas e técnicas.
  • D. as capacidades dos gestores de articular uma visão estratégica e comunicá-la a toda a organização.
  • E. todos os recursos físicos, de capital e humanos, conhecimentos que capacitam a organização.

Questão 909536

Câmara Municipal de Nova Friburgo - RJ 2017

Cargo: Adjunto Legislativo / Questão 49

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Com relação a treinamento e desenvolvimento de pessoas, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Treinamento.

2. Desenvolvimento.

( ) Visa o crescimento integral da pessoa, de maneira que ela desenvolva ou aprofunde competências importantes para ela e para a organização.

( ) Tem foco no médio e longo prazo.

( ) Tem função corretiva: o funcionário deveria apresentar determinadas competências hoje, mas não as apresenta.

( ) Voltado ao cargo.

( ) Visa suprir carências específicas de um funcionário para o desempenho de seu cargo.

( ) Voltado à pessoa.

A sequência está correta em

  • A. 1, 1, 1, 2, 2, 2.
  • B. 1, 2, 2, 1, 1, 2.
  • C. 2, 1, 1, 2, 2, 1.
  • D. 2, 2, 1, 1, 1, 2.