Administração Gestão de Pessoas Treinamento e Desenvolvimento

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em três níveis de análise: da organização total, dos Recursos Humanos e de operações e tarefas. Para cada um desses níveis, há um sistema envolvido e informações básicas diferentes que se interligam da seguinte forma:

  • A.

    a análise organizacional foca tanto os padrões de desempenho para a tarefa ou cargo, quanto as habilidades, os conhecimentos e as atitudes básicas para o desempenho de cada tarefa.

  • B.

    a análise de Recursos Humanos verifica a avaliação da força de trabalho, isto é, se os empregados possuem as habilidades, atitudes e os conhecimentos desejados pela organização.

  • C.

    a análise de operações determina os tipos de comportamentos que os empregados devem ter segundo a filosofia e a cultura organizacional, alinhados à missão e à ética empresarial.

  • D.

    a análise de Recursos Humanos permite a preparação do treinamento para cada cargo tomado isoladamente, a fim de que o ocupante adquira as habilidades necessárias ao seu desempenho.

  • E.

    a análise de operações e tarefas envolve o estudo da empresa como um todo e coleta informações referentes à sua missão, a seus objetivos, recursos e à distribuição desses recursos para a consecução dos objetivos.