Administração Gestão de Pessoas Treinamento e Desenvolvimento

Com o intuito de otimizar a aprendizagem, as técnicas de treinamento podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação, foco no processo ou no conteúdo.

Sobre essas técnicas de tratamento, tem-se que

  • A.

    as técnicas desenhadas para a transmissão de conhecimento ou informação, como a técnica de leitura, recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador, são orientadas para o processo e buscam a programação sistemática do conhecimento.

  • B.

    o empregado nos treinamentos no local de trabalho (on the job) aprende enquanto trabalha, e tais treinamentos são ministrados por intermédio de funcionários, supervisores ou especialistas de staff, que utilizam simulação, jogos, métodos de estudo de casos e role-playing.

  • C.

    o treinamento fora do local de trabalho é realizado depois do ingresso na organização, encontra grande acolhida em razão de sua praticabilidade, e apresenta várias modalidades, como o rodízio de cargos, o treinamento em tarefas e o enriquecimento do cargo.

  • D.

    o programa de integração é uma técnica de treinamento utilizada antes do ingresso no trabalho e oferece ao novo empregado informações gerais sobre a empresa, direitos e deveres de pessoal, regulamentos e procedimentos internos, descrição detalhada do cargo.

  • E.

    uma das técnicas de treinamento aplicadas depois do ingresso no trabalho é a indução e a programação sistemática, na qual se explica ao novo empregado sua posição na organização e se desenvolvem suas habilidades interpessoais.