Administração Gestão de Pessoas Treinamento e Desenvolvimento

Em virtude das constantes modificações macroambientais, competição por nichos e segmentos de mercado, necessidade de modernização das instituições públicas e maior competição interna por ascensão na carreira, é consenso nas organizações a importância do treinamento e desenvolvimento em todos os níveis institucionais. Pessoas preparadas produzem melhor e se sentem mais autoconfiantes em organizações privadas e públicas. Sobre treinamento e desenvolvimento, identifique as afirmações corretas:

I. Há diferenças entre treinamento e desenvolvimento. Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que busquem a melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais. Desenvolvimento é um processo de longo prazo que inclui, além do treinamento, a carreira e outras experiências.

II. Um programa de treinamento deve preparar as pessoas que substituirão as que vão saindo das organizações; preparar os profissionais para novas atividades e ocupações; desenvolver gestores que se movimentem vertical e horizontalmente; possibilitar rápida modificação do conteúdo do trabalho e das transformações tecnológicas.

III. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto basicamente de quatro etapas: o diagnóstico, que é o levantamento de necessidades de treinamento; o desenho, que é a elaboração do programa de treinamento; a implementação, que é a aplicação e condução do programa de treinamento; a avaliação, que é a verificação dos resultados do treinamento.

IV. A avaliação de treinamento deve ser feita em cinco níveis: reação (satisfação com o evento); aprendizagem (alcance dos objetivos instrucionais); comportamento no cargo (transferência do conhecimento para o trabalho realizado); organização (funcionamento da organização e mudanças decorrentes do treinamento); e valor final (relação custo e benefício).

É corretor afirma que:

  • A. Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
  • B. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I e III estão corretas.