Administração Gestão de Pessoas Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e desenvolvimento podem ser vistos como um sistema instrucional, integrado por três elementos: avaliação de necessidades, planejamento do treinamento e sua execução e avaliação do treinamento. O subsistema avaliação de treinamento é o principal responsável pelo provimento de informações que garantem a retroalimentação e, portanto, o aperfeiçoamento constante do sistema. Sobre os três elementos apontados, é correto afirmar que:
  • A. Na avaliação de necessidades devem ser estabelecidos objetivos de excelência no desempenho que o indivíduo já possui, de modo a reforçar, cada vez mais, tal desempenho.
  • B. No planejamento do treinamento devem ser formulados objetivos de aprendizagem fundamentados no planejamento estratégico da organização, baseados em sua missão e visão.
  • C. A avaliação do impacto em profundidade de um treinamento deve sempre ser feita posteriormente à ação instrucional, uma vez que são considerados os efeitos do treinamento sobre o desempenho posterior na execução das rotinas de trabalho.
  • D. A medida mais efetiva de impacto de treinamento é em amplitude, posto que permite verificar, com acurácia, os efeitos dos objetivos específicos de um treinamento diretamente atrelados aos seus objetivos de aprendizagem.
  • E. Treinamento é considerado como uma ação informal de aprendizagem, visto que a dinâmica em sala de instrutoria é imprevisível e condicionante à interação aprendiz-instrutor.