Questões de Concurso de Vendas - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 755726

Banco do Brasil S.A. (BB) 2013

Cargo: Escriturário / Questão 38

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A promoção de vendas é uma das ferramentas de comunicação integrada de marketing mais eficazes e vem ganhando cada vez mais importância dentro do composto de marketing. Sua utilização é feita, principalmente, para completar as demais ferramentas, e é nesse sentido que con siste a sua força.

Dessa forma, as promoções de vendas são direcionadas

  • A. aos produtos em relação aos serviços ofertados ao consumidor final.
  • B. à divulgação de um novo produto em aberto, internamente na empresa, buscando o aproveitamento das sugestões dos empregados para o seu desen volvimento.
  • C. à avaliação de novos clientes e produtos em busca da comunicação integrada.
  • D. à relação entre custos e benefícios no perfil dese jado da venda.
  • E. aos intermediários, atacadistas e varejistas e aos clientes e consumidores finais.

Questão 596639

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Comercial / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito do planejamento de vendas e das funções e processos da atividade de vendas, julgue os itens a seguir.

Tornar secundário o esforço de vendas é objetivo do marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 468552

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2012

Cargo: Administrador de Processos e Operações / Questão 13

Banca: FUundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Nível: Superior

“Francisca foi ao Shopping na semana passada para procurar um par de sapatos que combinasse com seu novo vestido. Lá, notou um display de uma meia-calça e comprou várias. Em seguida, comparou uma série de bolsas, escolheu e comprou uma. Como era quase meio-dia, comprou um refrigerante e um cachorro-quente na praça de alimentação. Finalmente, quando estava saindo, a mulher do balcão de cosméticos mostrou-lhe uma nova marca de perfume e Francisca comprou alguns. Por fim, Francisca acabou não comprando os sapatos que procurava”.

Analisando o miniconto, quanto aos tipos de produtos que foram comprados, é correto afirmar que para Francisca

  • A.

    o sapato é um produto de compra comparada.

  • B.

    a bolsa é um produto de conveniência.

  • C.

    o refrigerante e o cachorro quente são produtos de conveniência.

  • D.

    os perfumes são produtos de especialidade.

Questão 703112

Banco do Brasil S.A. (BB) 2014

Cargo: Escriturário / Questão 32

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O processo de vendas tem-se transformado, ao longo do tempo, em função da crescente competição existente no mercado entre empresas de mesmo setor. Em função disso, o foco da administração de vendas também mudou.

Hoje, em função do mercado, o foco dessa área é no(a)

  • A. produção, estabelecendo metas de vendas que ultrapassem sua capacidade produtiva.
  • B. orçamento, proporcionando a expectativa de ganhos futuros em função das vendas a serem realizadas.
  • C. cliente, avaliando suas necessidades e expectativas em relação aos produtos ofertados.
  • D. território de vendas, delimitando assim a atuação de cada vendedor, que concentrará seus esforços na área para ele determinada.
  • E. vendedor, visando a aumentar os ganhos do profissional, já que seu salário é a comissão sobre as vendas realizadas.

Questão 703114

Banco do Brasil S.A. (BB) 2014

Cargo: Escriturário / Questão 33

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Um funcionário de um banco, preocupado em atingir as metas estabelecidas pela sua gerência, precisava vender alguns produtos bancários em pouco tempo. Tentando atingir a meta estabelecida, ele procurou algumas informações sobre como melhorar seu desempenho no processo de vendas.

A informação de como proceder no processo de vendas, que contribuirá positivamente para a melhoria de seu desempenho, é

  • A. minimizar as informações passadas aos clientes sobre os riscos envolvidos em cada um dos produtos oferecidos.
  • B. oferecer os produtos aos clientes, independentemente de seus perfis já que, ao categorizar os clientes, estaria discriminando-os.
  • C. falar mais do que ouvir, durante a abordagem inicial, exaltando os benefícios de cada um dos produtos.
  • D. mostrar conhecimento em relação aos produtos, porém não mencionar a política do banco e as formas de cobrança referentes aos produtos, já que esses detalhes tomam o tempo do cliente.
  • E. buscar informações essenciais sobre os clientes com perspectiva de negócios, antes e durante a interação no processo de compra e venda.

Questão 703116

Banco do Brasil S.A. (BB) 2014

Cargo: Escriturário / Questão 34

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O setor bancário, de maneira geral, tem investido na criação de novos produtos para atender a um mercado emergente nos últimos anos, em função do aumento da renda per capita no país – as camadas mais populares da população brasileira.

Com base nesse pressuposto, os bancos, para avaliar se valeria a pena ou não investir na criação desses novos produtos, em seu planejamento de vendas, iniciaram seu processo de planejamento de vendas, analisando o(a)

  • A. potencial de mercado, que é um processo em que é estimada a capacidade do mercado brasileiro no ramo da atuação da empresa – estimativa que vai refletir a situação econômica do momento.
  • B. potencial de vendas, que é um processo em que é calculado, a partir da análise da empresa e de seu ambiente, da concorrência e de outros fatores pertinentes ao processo, o mercado existente.
  • C. mix de marketing, que pode ser utilizado pela empresa para influenciar a resposta dos consumidores.
  • D. campanha de marketing, procurando entender o comportamento do consumidor visando a estabelecer os objetivos e as metas de cada produto para que a campanha atinja o público-alvo.
  • E. previsão de vendas, que é um processo em que a capacidade de vendas da empresa e do mercado parte da análise da demanda total do mercado para definir o público-alvo em que vai atuar.

Questão 703119

Banco do Brasil S.A. (BB) 2014

Cargo: Escriturário / Questão 35

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A carteira de clientes é o principal ativo de uma agência bancária.

Portanto, na relação com os clientes, é essencial nortear- -se pelo seguinte princípio:

  • A. A responsabilidade pelo bom atendimento bancário é unicamente da área comercial da agência bancária.
  • B. Os clientes que necessitam de crédito bancário devem ter um atendimento bancário inferior aos clientes que têm investimentos nas agências bancárias.
  • C. Todos os clientes devem ter o mesmo tipo de atendimento bancário, mesmo possuindo diferentes solicitações de serviços bancários.
  • D. Qualquer tipo de agência bancária deve dar mais importância ao atendimento aos clientes pessoas físicas do que aos clientes pessoas jurídicas.
  • E. O bom relacionamento com todos os clientes deve ser feito independentemente do retorno financeiro que esses clientes proporcionam à agência bancária.

Questão 703127

Banco do Brasil S.A. (BB) 2014

Cargo: Escriturário / Questão 38

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O grau de percepção de valor, pelo cliente, em relação ao produto ou serviço, é dinâmico, podendo variar de acordo com o momento – antes da aquisição, imediatamente após a aquisição, após longo tempo de aquisição e utilização, entre outras circunstâncias.

Essa mudança na percepção de valor ocorre porque

  • A. um gap é instaurado entre o que a empresa oferece ao mercado e o que o cliente adquire, aumentando assim a percepção de valor.
  • B. um cliente, ao adquirir um produto ou serviço, percebe que a sua expectativa de valor, em relação ao que está adquirindo, excede a sua expectativa de valor de qualquer outro produto ou serviço da concorrência.
  • C. o grau de importância dos atributos de valor muda, à medida que a relação do cliente com o produto aumenta, podendo aumentar ou diminuir o valor percebido.
  • D. o vendedor, ao adquirir um produto ou serviço, aumenta os benefícios do cliente e isso viabiliza a redução dos custos de aquisição, o que contribui para a diminuição da percepção de valor.
  • E. as empresas focam o que os clientes desejam, generalizando e padronizando as suas necessidades, resultando no aumento da percepção de valor, porque os clientes são tratados de maneira uniforme.

Questão 755723

Banco do Brasil S.A. (BB) 2013

Cargo: Escriturário / Questão 35

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

As técnicas de vendas podem ampliar a penetração de mercado de determinados produtos financeiros. Sabe-se que caminham, em paralelo com o processo de marketing de relacionamento, o planejamento e a fidelização. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
  • A. o especialista em vendas tem a função de apresentar o produto, preocupando-se com a imagem e a credibilidade da instituição perante os clientes finais.
  • B. o especialista em vendas se preocupa com a burocracia dos serviços para fidelização dos clientes.
  • C. as vendas visam prioritariamente ao crescimento da instituição, sem preocupação com os clientes.
  • D. as instituições não focam apenas os aspectos humanos e nem sempre se preocupam com sua imagem.
  • E. as instituições focam a impessoalidade através do sistema hierarquizado.

Questão 755725

Banco do Brasil S.A. (BB) 2013

Cargo: Escriturário / Questão 37

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Ao nível de planejamento estratégico, as ações de vendas estão voltadas, para fins de execução, ao consumidor final. Com vistas ao planejamento de vendas em si,
  • A. as vendas estão relacionadas ao planejamento es tratégico de longo prazo.
  • B. as vendas estão relacionadas com os níveis estra tégico, tático e operacional.
  • C. cabe ao planejamento estratégico contratar uma assessoria para implantar programas de metas de retenção de clientes.
  • D. cabe aos subsistemas de planejamento a integração das diversas partes.
  • E. cabe aos sistemas de informação a definição do nível a ser aplicado aos recursos humanos.