Administração Administração de Marketing Vendas

O processo de diversificação, através de estratégias baseadas no conceito de cadeia de produção, é uma abordagem que considera, além das relações diretas entre agentes econômicos, o conjunto de articulações que compõem a cadeia. Sobre o processo estratégico de articulação de cadeia de produção é correto afirmar que

  • A.

    no processo de verticalização, através da aquisição da empresa fornecedora, os ganhos em tecnologias-chaves e em otimização de processos são diretos, porém o custo de transação é o mesmo, já que o elo incorporado já fazia parte da cadeia.

  • B.

    a penetração em uma cadeia de produção, na qual a empresa é ausente, aumenta as chances de sinergia, uma vez que, através da diversificação, a empresa poderá desenvolver estratégias de conglomerados.

  • C.

    a sequência lógica é a escolha de quais elos da cadeia de produção devem ser atacados, sem permitir influenciar a dinâmica concorrencial da cadeia de produção, com o objetivo de conseguir vantagens competitivas.

  • D.

    um dos aspectos de sinergia na diversificação, dentro de uma cadeia de produção, é o fortalecimento de elos da cadeia, de forma a reduzir o custo de transação e oportunizar o acesso a tecnologias-chaves do processo.