Questão 197563 - Administração

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

"Há poucas dúvidas de que o modelo de administração pública, da forma como foi concebido e implantado no Brasil a partir de 1930 entrou em absoluto e definitivo colapso nos últimos anos. O aparelho público degradou-se em todas as áreas de atuação direta e indireta do Estado. Democraticamente, nada foi poupado: a escola pública faliu; a saúde pública regrediu a padrões incompatíveis com o mundo chamado civilizado, enquanto que os centros de excelência de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, que sobreviveram e se consolidaram a duras penas no setor público, foram progressivamente dizimados pela absoluta inanição a que foram submetidos."

(Trecho extraído do livro " A Reengenharia do Estado Brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995 ) P.146)

Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como um dos fatores associados ao colapso acima mencionado.

  • A.

    Esgotamento do modelo do Estado-condutor do processo econômico e social.

  • B.

    Inflação crescente e desequilíbrio orçamentário crônico erodindo paulatinamente a capacidade do Estado de prestar serviços.

  • C.

    A simplificação radical dos mecanismos fiscais e regulatórios do Poder Público.

  • D.

    Políticas equivocadas de combate à inflação, baseadas sistematicamente na recessão e nos juros elevados, impondo um regime de verdadeira penúria ao setor público.

  • E.

    Clientelismo, corporativismo, populismo e corrupção.