Administração

Idalberto Chiavenato, no seu livro Teoria Geral da Administração, aponta uma série de megatendências no campo da administração que terão impactos nas organizações e conseqüentemente na formulação de políticas públicas nos próximos anos.
A respeito dessas megatendências, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Existe uma tendência de que os países mais avançados abandonem a sociedade da informação e se voltem para a sociedade industrial. Esse fenômeno é decorrente do avanço de países como a China e Índia no mercado internacional.

  • B.

    A revolução política nos países mais avançados está levando a sociedade a migrar da democracia participativa para a democracia representativa. Essa é uma tendência natural das sociedades democráticas e foi acentuada com a queda do regime da antiga União Soviética.

  • C.

    Existe a tendência de que os administradores públicos e privados tenham uma visão mais de curto prazo do que de longo prazo. Essa tendência acontece porque o que norteia o dia-a-dia das operações dentro das organizações é a visão imediata dos problemas e das soluções.

  • D.

    No decorrer da década de 70, os cidadãos norte- -americanos começaram a se desligar das instituições do Estado. No entanto, crises políticas e financeiras mundiais fazem com que haja uma tendência para que a auto-ajuda seja novamente substituída pela ajuda institucional.

  • E.

    Existe uma tendência para que o modelo piramidal da administração com hierarquias seja substituído por uma comunicação lateral intensiva. Assim sendo, as redes informais de comunicação passam a ser consideradas importantes para as organizações, sendo uma das características dessas redes a sua agilidade.