A mudança planejada geralmente é imaginada como um processo de três fases, que move uma organização de um estado indesejável, por meio de um difícil período de transição, para um estado novo, desejável. Embora os estudiosos tendam a estar em acordo quanto à natureza dessas três fases, vários deles nomearam de maneira diferente essas fases. Kurt Lewin, psicólogo social de notório conhecimento, deu os rótulos que mais costumam ser utilizados: descongelamento, movimento e recongelamento. Sobre esse processo de mudança planejada, analise as proposições abaixo.

I - A fase de descongelamento envolve a redução ou eliminação da resistência a mudança, pois enquanto os funcionários resistirem à mudança, ela não será implementada eficazmente.

II - Na fase de movimento as pessoas que estão implementando as mudanças devem fazer sugestões, e as pessoas que estão passando pelo processo de mudança devem ser encorajadas a contribuir e participar.

III - O status quo pode ser considerado um estado de equilíbrio e, para mudar este equilíbrio, é necessário descongelar e superar tanto as pressões da resistência individual, como as da conformidade do grupo.

IV - Na fase de recongelamento os líderes da mudança devem desenvolver modificações no comportamento e conseguir os recursos necessários para a mudança, tais como novos equipamentos ou orçamento adicional.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) proposição(ões)

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    I, II e III.