Acerca da estrutura de um programa de garantia de qualidade em serviços hospitalares, é incorreto afirmar que:

  • A.

    as bases de um programa de garantia de qualidade hospitalar são uma equipe médica de alta qualificação profissional e equipamentos tecnológicos modernos.

  • B.

    cada instituição tem o seu momento certo para iniciar o programa. É inútil atropelar o processo, pois a inexistência de condições se constitui como a principal causa dos fracassos.

  • C.

    o empenho e o compromisso da alta administração é condição indispensável, sendo necessário ultrapassar o plano verbal. Este será um programa do Presidente da instituição, pois o sucesso ou fracasso será mérito, em grande parte, dele. Ele possui o poder de conduzir a liderança que provocará esta mudança no sistema produtivo.

  • D.

    os pilares para o processo de implantação de um programa de qualidade hospitalar são: estrutura funcional, administração qualificada, equipe médica e interdisciplinar para assistência, serviço de informatização e epidemiologia.

  • E.

    quando se fala em medir avanços da organização, em termos de qualidade da gestão e da melhoria de seus resultados, se pensa em um processo de acreditação hospitalar.