Uma empresa aérea está enfrentando alguns problemas de competitividade em relação ao setor em que atua. Como está na época de realizar o planejamento estratégico da empresa, foi contratado um consultor que fez uma análise da situação e apresentou um relatório final com as suas forças e fraquezas.

O diretor executivo da empresa, ao olhar o relatório do consultor, ficou preocupado, já que as informações que ali constavam não eram suficientes para realizar o planejamento estratégico.

As informações para a elaboração do planejamento estratégico não eram suficientes porque

  • A. a missão e a visão da empresa, fundamentais para a compreensão do macroambiente, e sua correlação com as forças da empresa não constavam no relatório.
  • B. as oportunidades e ameaças, que são os elementos referentes ao macroambiente e fundamentais para compreender as tendências e o cenário do setor, não foram apresentadas.
  • C. o relatório do consultor referia-se ao macroambiente da organização, faltando, então, as informações relativas ao microambiente.
  • D. o elemento fundamental para a elaboração do planejamento estratégico, que é o plano de ação, não foi apresentado.
  • E. o relatório não apresentou os aspectos relacionados ao pessoal, que é o elemento principal no planejamento estratégico da empresa para dimensionar a capacidade da empresa em atender às demandas do mercado.