Administração

Para que seja considerada uma organização geradora de conhecimento, a instituição deve completar uma espiral virtuosa, que compreende quatro processos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. A esse respeito, identifique a opção incorreta:
  • A. dentre as condições que favorecem o desenvolvimento do conhecimento nas organizações, incluem-se a intenção organizacional com relação à produção de conhecimento, a autonomia ou liberdade de criação e ação dos indivíduos, assim como a redundância, que representa a criação de conhecimento que extrapola as necessidades imediatas de realização das tarefas.
  • B. a combinação é o processo de integração de informações e conceitos que visa proporcionar a criação e o compartilhamento do conhecimento tácito por meio da experiência direta dos indivíduos no ambiente de trabalho.
  • C. os processos de conversão do conhecimento compreendem a criação, o compartilhamento, a difusão e a transformação de conhecimento tácito em explícito, e vice-versa, a depender da situação caracterizada ao longo da espiral do conhecimento.
  • D. o processo de externalização representa a articulação de conhecimento tácito em explícito, por meio do desenvolvimento de conceitos, metáforas, analogias, hipóteses ou modelos.
  • E. a internalização do conhecimento pressupõe a conversão do conhecimento explícito em tácito, o que pode ocorrer mediante o compartilhamento do conteúdo de documentos e manuais, por exemplo.