A auditoria de comunicação é uma avaliação dos processos comunicativos desenvolvidos numa organização com o objetivo de determinar e aferir as condicionantes comunicativas do sucesso ou insucesso da organização e mesmo de sua sobrevivência.

Para tanto, a auditoria de comunicação deve abranger a análise de algumas áreas.

Assim sendo, é INCORRETO afirmar que

  • A. a política de comunicação escrita formal, o posicionamento da comunicação entre as prioridades da direção organizacional e o grau de centralização ou descentralização da comunicação integralizam a filosofia da comunicação.
  • B. a estrutura organizacional, o balanço de deveres e direitos em cada posição hierárquica, os níveis salariais e os problemas organizacionais , como o absenteísmo , integram a organização, os colaboradores e as recompensas da empresa.
  • C. as publicações, manuais, boletins, televisão interna, vídeos, slides, intranet, teleconferência etc ; integram os meios existentes de comunicação e seu uso.
  • D. os objetivos que a entidade pretende atingir , com e sem o apoio das políticas comunicacionais ao curto prazo, integram e ratificam os objetivos da entidade.