A utilização de indicadores decorre do planejamento estratégico da empresa que define o que, como e quando medir. Os indicadores devem ser sistêmicos, visualizando a empresa como um todo em um conjunto homogêneo e integrado que privilegia os aspectos relevantes, tais como: financeiros, ligados ao cliente, internos e de inovação, entre outros. Relacione a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1 em relação aos indicadores financeiros (GITMAN, 2004).

Coluna 1

1. ROI.

2. Liquidez corrente.

3. Endividamento geral.

4. Margem de lucro bruto.

Coluna 2

( )Mede a capacidade da empresa de saldar suas obrigações de curto prazo.

( )Mede a proporção dos ativos totais financiada pelos credores da empresa.

( )Mede a eficácia geral da administração em termos de geração de lucros com os ativos disponíveis.

( )Mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas que resta após o pagamento do custo dos produtos vendidos.

A alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima é:

  • A. 1 – 2 – 3 – 4.
  • B. 1 – 4 – 2 – 3.
  • C. 2 – 3 – 1 – 4.
  • D. 2 – 4 – 1 – 3.
  • E. 3 – 1 – 4 – 2.