No processo de tomada de decisão, frequentemente são usadas
técnicas para agilizar e simplificar a escolha, conhecidas como
heurísticas. Porém, apesar de serem úteis e garantirem na
maioria dos casos resultados satisfatórios, essas técnicas podem
ser prejudicadas pelas denominadas armadilhas psicológicas. Luiz
Fernando, diretor de marketing de uma multinacional, foi
questionado pelo diretor de produção sobre a estimativa de
vendas de certo produto na China, país no qual eles estavam
iniciando suas operações comerciais. Ao refletir sobre o cenário
para elaborar uma estimativa, Luiz Fernando, que acabara de
analisar o relatório de vendas no mercado japonês, respondeu
um número semelhante ao observado, sem perceber que o
contexto de atuação da empresa na China era completamente
distinto do Japão. Baseando-se nos tipos de armadilhas
psicológicas definidas na literatura e que impactam no processo
decisório, a falha incorrida por Luiz Fernando foi relacionada à
seguinte armadilha:
-
A.
perpetuação do status Quo;
-
B.
reflexo holístico;
-
C.
ancoragem;
-
D.
prudência;
-
E.
generalização.