Um estudo foi realizado com o objetivo de identificar e avaliar o grau de satisfação dos usuários com o atendimento de um serviço de referência de uma biblioteca especializada. A metodologia envolveu a coleta de dados por meio de um único questionário aplicado a 500 usuários, de um universo de 5.000 usuários. Os resultados mostraram que, entre os respondentes, 30% dos usuários estão muito satisfeitos, 30% estão satisfeitos, 20% encontram-se insatisfeitos e 20% encontram-se muito insatisfeitos com o serviço. Os motivos mais referidos para a insatisfação foram: a demora no fornecimento das respostas e a quantidade de respostas negativas às perguntas. O principal motivo apontado para a satisfação com o serviço diz respeito ao alto grau de relevância das respostas fornecidas.

Considerando a pesquisa hipotética resumida acima, assinale a opção correta.

  • A. Quanto aos objetivos, a pesquisa caracteriza-se como um tipo de pesquisa experimental.
  • B. Quanto ao método de coleta de dados, é uma pesquisa do tipo descritiva.
  • C. Quanto aos procedimentos, é um tipo de pequisa-ação, pois pressupõe a manipulação de variáveis e a intervenção participativa na realidade social.
  • D. Quanto à análise das variáveis, a pesquisa é do tipo dedutiva, pois parte de fatos particulares para chegar a uma conclusão genérica.
  • E. Quanto à escolha do questionário e não da entrevista como instrumento de coleta de dados, há a vantagem de poupar tempo e custo, no entanto há a desvantagem de apresentar maior probabilidade de obter média baixa de respostas.