Acerca das organizações e seus níveis organizacionais e considerando que a estrutura organizacional da Couros Brasil S.A. é atualmente composta pela diretoria-geral, com as gerências administrativa, de vendas e de produção a ela subordinadas; que, subordinados à gerência de produção encontram-se o departamento de programação e controle da produção e o de suprimento; que, subordinados à diretoria de vendas, estão os departamentos de distribuição (produtos vendidos), com cada uma das filiais devidamente identificada e os representantes de venda, assinale a opção correta.
  • A. Na situação em apreço, as relações entre as pessoas são definidas e desenhadas com base nas relações de autoridade e obediência.
  • B. A Couros Brasil S.A. constitui uma unidade social, pois trata-se de um agrupamento humano, formado com o propósito de atingir objetivos específicos, visando atender a variadas necessidades humanas, com características principais de continuidade, distribuição de trabalhos entre membros e utilização adequada de recursos.
  • C. De acordo com sua estrutura formal, a Couros Brasil S.A. se caracteriza pela relação funcional, já que os cargos possuem uma subordinação definida em função da área funcional que atua. Tem-se como exemplo disso o fato de que as funções relativas à programação e ao controle de produção estão no departamento subordinado à gerência de produção.
  • D. As filiais são categorizadas como unidades departamentais e representam a área meio da Couros Brasil S.A., no nível operacional.
  • E. Analisada a estrutura organizacional da Couros Brasil S.A., é correto afirmar que a diretoria-geral é mais responsável pelo desempenho das suas atividades do que os representantes de vendas.