A Couros Brasil S.A. atua em um setor que mais gera empregos no país, posto que o Brasil é classificado como o terceiro maior produtor mundial de calçados, perdendo em volume apenas para a China e Índia. A Couros Brasil tem procurado reagir à realidade de que apenas 20% do total de produtos de couro comercializado pelo país, saem como produto inteiramente manufaturado. No entanto, o seu parque industrial está necessitando de atualização tecnológica posto que, os mais 10 anos de atuação (1998-2009) não atende à capacidade produtiva necessária média do mercado.

Com base nas informações do texto e, além disso, pautado no cenário apresentado e no tema abordagem sistêmica, assinale a opção correta.

  • A. A Couros Brasil S.A. está passando por um processo entrópico.
  • B. Os resultados e produtos gerados pela Couros Brasil S.A. são necessariamente idênticos às finalidades individuais dos seus integrantes, de acordo com a percepção sistêmica de Katz e Kahn.
  • C. Em uma visão sistêmica, a Couros Brasil S.A. é considerada um macrossistema composto pelos sistemas tecnológicos, social e gerencial.
  • D. Se a Couros Brasil S.A., para atender às atuais demandas, e em razão de a sua atual capacidade produtiva ser inadequada, optar por atualizar tecnologicamente seu parque industrial, tal atitude evidenciará a característica de sinergia da abordagem sistêmica.
  • E. A Couros Brasil S.A., no período de 1998 a 2009, tinha como pressuposto implícito o caráter de sistema fechado das estruturas organizacionais, no qual há um processo contínuo de insumo, transformação e produto.