Acerca do tema processo decisório, assinale a opção incorreta.
  • A. A tomada de decisão é um processo contínuo e permanente na vida de uma organização. O diagnóstico ou definição do problema decorre da necessidade não satisfeita e refere-se a uma das etapas do processo decisório. Ao identificar um problema, o administrador deve tomar uma decisão para resolvê-lo, e, para tanto, autores desenvolveram modelos diferenciados de análise das etapas do processo decisório.
  • B. O modelo racional de tomada de decisão é geralmente um processo de construção de opções. Nele, são calculados os riscos e é escolhida a alternativa de maior possibilidade de sucesso.
  • C. O modelo de Simon distingue as decisões programadas das não programadas. Para o referido autor, as decisões não programadas são aquelas tomadas em condições de imprevisibilidade, enquanto as programadas são aquelas baseadas em dados repetitivos.
  • D. O modelo incremental de decisão pressupõe as limitadas capacidades cognitivas dos tomadores de decisão. Nesse sentido, o tomador de decisões considera algumas alternativas, decidindo apenas por aquelas opções corretivas das imperfeições atuais, cujas consequências venham a ser mais importantes em seus resultados, em detrimento das decisões inovadoras que promovam objetivos futuros.
  • E. Uma decisão eficaz nas organizações geralmente decorre da administração da turbulência ambiental e do risco organizacional. Nesse sentido, risco refere-se à probabilidade de um dado resultado não poder ser determinado, ou ser desconhecido.