O modelo básico de desenvolvimento organizacional (DO) faz uso de uma abordagem médica das organizações. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
  • A. As organizações, em uma abordagem de DO, precisam passar por um diagnóstico da situação, a fim de compreender do que elas necessitam e idealizar o curso de ação que deverá ser eficaz.
  • B. As intervenções, apesar de comporem o modelo básico de DO, são eventualmente utilizadas para criar mudanças na organização, pois constituem uma etapa secundária no processo de desenvolvimento organizacional. Sua contribuição limita-se à classificação do DO em dois grandes grupos: as técnicas focadas diretamente no modo como os indivíduos se relacionam uns com os outros e as técnicas centradas na estrutura e em sistemas.
  • C. São conhecidas como técnicas de relacionamento os treinamentos de grupos-T, a apresentação de resultados de pesquisa e a remodelagem do trabalho; e como técnicas estruturais, a construção de equipes, a administração por objetivos e processos organizacionais suplementares.
  • D. Para a abordagem de DO, a eficácia organizacional independe dos problemas interpessoais organizacionais, pois a mudança planejada é geralmente construída sobre os valores democrático-humanistas da sociedade, utilizando-se de ferramentas como pesquisas, dispositivos sociométricos para grupos, diagnósticos orientados para processos e registros precisos sobre desempenho, por exemplo, para realizar diagnóstico organizacional.
  • E. Nenhuma organização funciona perfeitamente. Os gerentes normalmente sentem que o desempenho de sua unidade pode ser melhorado, mas são incapazes de identificar o que pode ser melhorado. O propósito da consulta, na gestão de processo, é que um consultor externo solucione os problemas organizacionais identificados em seu trabalho de investigação na organização.