Considerando que, em uma dimensão temporal, o termo planejamento pode ser de curto, médio ou longo prazo, assinale a opção correta.
  • A. O planejamento que engloba comprometimentos futuros de toda a organização e determina diretamente as diretrizes departamentais caracteriza um planejamento tático.
  • B. Quando o departamento de marketing de uma organização propõe a criação de um novo produto no mercado, como medida para alcançar os objetivos globais da organização, tem-se um exemplo de planejamento operacional.
  • C. No que se refere ao desempenho organizacional, a extensão temporal do planejamento possui relação direta com a qualidade do processo de planejamento e a implementação de seus planos.
  • D. Os gestores podem introduzir flexibilidade em seu planejamento por meio da criação de planos de contingência que contemplem cenários alternativos e da abordagem do planejamento mais como um processo contínuo do que como uma atividade realizada uma vez por ano.
  • E. Os gestores podem introduzir flexibilidade em seu planejamento por meio da criação de planos de contingência que contemplem cenários alternativos e da abordagem do planejamento mais como um processo contínuo do que como uma atividade realizada uma vez por ano.