Tendo em vista que as organizações são caracterizadas como “sistemas abertos”, ou seja, que possuem uma constante interação e intercâmbio com o ambiente ao seu redor, é natural que diversos fatores externos possam influenciar internamente a organização. De forma a minimizar os riscos e os impactos negativos que, por ventura, possam ocorrer nesta relação é muito importante que as empresas conheçam e monitorem o seu ambiente externo. Com relação ao conjunto de fatores que constituem o ambiente externo organizacional, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Condições tecnológicas: referem‐se ao conjunto de tecnologias que ocorrem no ambiente externo e que podem influenciar as organizações, principalmente quando se tratam de tecnologias inovadoras. As organizações precisam se adaptar e incorporar novas tecnologias para que não percam competitividade.

( ) Condições legais: referem‐se às informações sobre as características populacionais, como taxa de crescimento, população, raça, religião, distribuição geográfica. São dados importantes que caracterizam o mercado atual e futuro.

( ) Condições políticas: são os aspectos relacionados à legislação vigente que afeta direta e indiretamente as organizações, auxiliando‐as ou impondo restrições às suas operações. São leis de caráter comercial, trabalhista, fiscal, civil etc.

( ) Condições econômicas: referem‐se à conjuntura que determina o desenvolvimento ou a retração do mercado, condicionando fortemente as organizações. Inflação, balanço de pagamentos do país, distribuição de renda etc.

( ) Condições culturais: referem‐se à cultura de um povo que penetra nas organizações por meio de expectativas de seus participantes e consumidores.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F, F.
  • C. F, F, V, V, F.
  • D. F, V, F, V, V.