Tendo em vista que compreender e direcionar a dinâmica de uma organização em um cenário de instabilidade é tarefa de alta complexidade, que exige dos profissionais responsáveis uma atuação coordenada e sistemática para que os objetivos e as metas das organizações sejam alcançados com sucesso, assinale a opção correta.
  • A. Em geral, as organizações da administração pública não são orientadas por resultados econômico-financeiros; por isso, é irrelevante o uso de ferramentas de apoio ao planejamento estratégico como, por exemplo, o balanced scorecard.
  • B. A elaboração de uma estratégia organizacional é responsabilidade da alta liderança das organizações, cujas decisões, em termos de objetivos, metas e resultados, são utilizadas em seguida como referenciais de desempenho pelos demais gestores e trabalhadores.
  • C. No planejamento estratégico, a análise interna pode ser dispensada quando são estáveis aspectos como perfil da força de trabalho, estrutura e processos de trabalho, semelhantemente ao que ocorre nas organizações públicas.
  • D. Na concepção de uma estratégia organizacional, é importante considerar os elementos do ambiente externo — tecnologia, valores da sociedade, demografia, legislação e condições econômicas —, bem como os elementos do ambiente interno — estrutura interna, cultura organizacional e competências.
  • E. Inicia-se o processo de administração estratégica de uma organização pela análise de seus ambientes externo e interno; em seguida, propõe-se a estratégia organizacional; e finaliza-se esse fluxo com a elaboração da missão, da visão e dos valores organizacionais.