As organizações estão passando diariamente por transformações, e essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas. Considerando o século XX e as diferentes eras das organizações, analise as proposições a seguir.

I. A industrialização clássica cobriu o período compreendido entre 1900 e 1950. Possuia uma estrutura predominantemente funcional e burocrática, do tipo piramidal, com ênfase nas células administrativas e apresentava um ambiente organizacional previsível, com poucas mudanças e desafios ambientais.

II. A cultura organizacional da industrialização neoclássica (1950 a 1990) era organizada com base na teoria voltada para o passado e para a conservação das tradições e dos valores ao longo do tempo, enfatizando a manutenção do status quo, enquanto a cultura organizacional da era da informação (após 1990) é baseada na teoria com foco no futuro, com ênfase na mudança e na inovação.

III. A era da informação fez com que os processos organizacionais se tornassem mais importantes do que os órgãos que constituem a organização, tornando esta mais fluída, flexível e descentralizada, em face do novo ambiente organizacional configurado, o qual é caracterizado pela mutabilidade decorrente das grandes e intensas mudanças globais.

IV. Na industrialização clássica, as pessoas eram tidas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos de controle, enquanto que na era da informação, as pessoas são caracterizadas pela proatividade, dotadas de inteligência e habilidades, as quais devem ser estimuladas e impulsionadas.

V. Acompanhando a dinâmica das organizações, a concepção sobre a administração dos empregados/funcionários das organizações também passou por um processo evolutivo ao longo do século XX. Na industrialização clássica, era denominada de Administração de Recursos Humanos; já na industrialização neoclássica, era conceituada como Administração de Pessoas e, na Era da Informação, é conhecida como Gestão de Pessoas.

Estão CORRETAS apenas as proposições correspondentes aos itens:

  • A. I, III e V.
  • B. II, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e V.