Gestão de conflitos é a parte de uma organização especializada na administração dos conflitos entre indivíduos, entre estes e grupos internos à organização, entre grupos pertencentes à organização ou entre organizações, através da utilização de técnicas, práticas e processos. Sobre as técnicas de gerenciamento de conflitos, assinale a alternativa CORRETA.
  • A. A abstenção pode ser uma ótima estratégia quando as partes conflitantes possuem quase o mesmo poder, quando é desejável alcançar uma solução temporária para uma questão complexa, ou quando as pressões do tempo exigem uma solução ágil.
  • B. O acordo consiste na manutenção de relações harmoniosas, mediante a colocação das necessidades e interesses alheios acima das vontades próprias dos indivíduos.
  • C. A colaboração caracteriza-se pela discussão franca e honesta entre as partes, a audição ativa para entender as diferenças e a cuidadosa deliberação sobre uma gama completa de alternativas para encontrar uma solução final, em que todos saiam ganhando.
  • D. A acomodação funciona bem quando se precisa de uma solução rápida sobre questões importantes, quando se devem tomar medidas impopulares ou quando o comprometimento dos demais com a sua proposta de solução não é crucial.
  • E. A imposição é aplicada quando o conflito é trivial ou quando a potencial perturbação provocada por uma ação mais enérgica representar um custo maior que os benefícios da resolução.