Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, recepção e interpretação da informação e dos significados, as quais são denominadas de barreiras. Considerando que as barreiras da comunicação podem ocorrer na fonte, no destino ou no próprio processo de comunicação, é INCORRETO afirmar que
  • A. a reação apressada às mensagens, como interrupções na fala do emissor para que o receptor exponha sua história sobre o assunto contido na mensagem, configura-se como uma das dificuldades com o recepção no processo de comunicação.
  • B. o feedback é um dispositivo que funciona automaticamente em qualquer sistema de comunicação, sem a necessidade de ser previsto e implementado pelos comunicadores.
  • C. a falta de disposição para falar, a incorreção da linguagem e o uso de codificação incorreta são exemplos de dificuldades com o transmissor no processo de comunicação organizacional.
  • D. quando duas pessoas de diferentes níveis de escolaridade, mas que falam o mesmo idioma, lotadas em um mesmo setor, não conseguem conversar sobre um determinado processo, há uma dificuldade de comunicação a respeito deste, causada pela falta de um sistema comum de codificação.
  • E. a sobrecarga, uma das barreiras à comunicação promovida pelo emissor, ocorre quando há uma criação exagerada de informações para os destinatários, fazendo com que as mesmas não sejam processadas adequadamente pelos receptores.