Um sistema de informações gerenciais (SIG) é utilizado para prover regularmente a administração das informações de que necessita para a tomada de decisões. Considerando as fases de evolução do SIG moderno, assinale a alternativa CORRETA.
  • A. O processo evolutivo do SIG moderno iniciou-se em meados da década de 60, refletindo mudanças extraordinárias. No entanto, até a presente década, este não alcançou seu potencial pleno como uma sistema integrado e coordenado de informações.
  • B. A quarta fase do processo evolutivo do SIG, denominada de redes interativas móveis, desenvolveu-se a partir de 1996, mediante a conexão dos usuários finais por meio de comunicadores pessoais portáteis que, do tamanho de uma palma da mão, combinam as funções de telefone, fax e computadores em um único disposito inteiramente portátil.
  • C. A segunda fase do desenvolvimento do SIG, denominada de redes interativas de localização fixa, teve como ênfase a criação e a implementação de mecanismos para conectar os usuários finais, onde o computador de um gerente, por exemplo, pode se comunicar com outros computadores por meio de uma rede interativa.
  • D. A primeira fase evolutiva do SIG, denominada de processamento de dados aplicado à Administração, iniciou-se a partir de 1965 e não foi caracterizada por dificuldades para os administradores em acessarem as informações dos sistemas centralizados de atividades administrativas e contábeis, pois não havia controles de informações por parte de especialistas de SIG.
  • E. Na terceira fase da evolução do SIG, intitulada de computação descentralizada no usuário final, os computadores pessoais passaram a predominar e os departamentos de sistemas de dados evoluíram para centros de apoio de informações, fazendo com que os administradores assumissem a responsabilidade pelo controle das informações.