O mercado brasileiro exige hoje elevado grau de higiene na obtenção e processamento de produtos de origem animal e vegetal. Quanto às boas práticas de higiene, assinale a opção INCORRETA.

  • A.

    Em vacas leiteiras, a ordenha manual, em condições de higiene precária, sem desinfecção do úbere, bem como das mãos do ordenhador, e a utilização de panos sujos e pressão inadequada sobre as tetas favorecem a ocorrência de mastites infecciosas.

  • B.

    O pescado pode ser veiculador de uma gama de microrganismos e nematóides. Dessa forma, o manejo de pescados exige cuidados como a conservação pelo frio.

  • C.

    Um dos parâmetros mais importantes que influenciam o desenvolvimento de microrganismos é a disponibilidade de água. Como os óleos e as gorduras são substâncias insolúveis em água, observa-se um grau muito baixo de contaminação destes produtos, sendo eles considerados estáveis microbiologicamente.

  • D.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, a higiene dos alimentos compreende "todas as Concurso Público - Prefeitura e Câmara Municipal de Amargosa/BA Técnico Agrícola 5 medidas necessárias para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhes são próprias, com especial atenção para o conteúdo nutricional".

  • E.

    Os microrganismos não-patogênicos podem provocar alterações na saúde dos consumidores e dos manipuladores de alimentos, transmitindo doenças graves, como as intoxicações e as infecções alimentares.