A avaliação da fertilidade do solo através do método da análise química de terra compreende diversas etapas ao longo do seu processo. A seqüência correta para a obtenção de uma amostra de solo representativa é:

  • A.

    percorrer a área a ser amostrada; divisão da área em glebas homogêneas; determinação do número de amostras a retirar por gleba; determinação da profundidade de amostragem; amostragem propriamente dita; obtenção de amostras compostas.

  • B.

    divisão da área em glebas homogêneas; percorrer a área a ser amostrada; determinação do número de amostras a retirar por gleba; determinação da profundidade de amostragem; amostragem propriamente dita; obtenção de amostras compostas.

  • C.

    percorrer a área a ser amostrada; divisão da área em glebas homogêneas; determinação do número de amostras a retirar por gleba; determinação da profundidade de amostragem; obtenção de amostras compostas; amostragem propriamente dita.

  • D.

    divisão da área em glebas homogêneas; percorrer a área a ser amostrada; determinação do número de amostras a retirar por gleba; determinação da profundidade de amostragem; obtenção de amostras compostas; amostragem propriamente dita.

  • E.

    determinação do número de amostras a retirar por gleba; determinação da profundidade de amostragem; percorrer a área a ser amostrada; divisão da área em glebas homogêneas; obtenção de amostras compostas; amostragem propriamente dita.