Um viticultor implantou pomar de 30 hectares, em área com infestação de pragas e plantas daninhas, especialmente de algumas espécies de tiririca, utilizando mudas de videira enxertadas na própria lavoura. Esse produtor utiliza a fertirrigação de maneira adequada, porém, embora o pomar já esteja completando dois anos de idade, o manejo de insetos vetores e de plantas invasoras mostra-se inadequado.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O manejo inadequado de plantas invasoras contribui para o baixo vigor das plantas, mesmo com o uso correto de fertirrigação.

  • B.

    O manejo inadequado de insetos vetores contribui para o baixo vigor das plantas devido à possibilidade de contaminação por viroses transmitidas por insetos.

  • C.

    O produtor deve aliar o controle mecânico ao controle químico da tiririca e de outras plantas invasoras para obter nível de controle satisfatório, principalmente na época quente e chuvosa do ano.

  • D.

    O produtor deve utilizar o manejo integrado de pragas (MIP) e, quando necessário, tomar o cuidado de usar inseticidas específicos para o controle de insetos vetores.