Julgue os próximos itens, acerca do manejo integrado de doenças e pragas em fruteiras.

I. O objetivo do manejo integrado de pragas é o de reduzir a população de agentes de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam na plantação agindo sobre as pragas e favorecendo a volta do equilíbrio natural desfeito pela plantação e pelo uso de defensivos agrícolas.

II. O manejo integrado da fusariose da bananeira deve ser realizado por meio do uso de variedades resistentes e de mudas sadias e selecionadas, bem como do tratamento dos frutos. Nesse caso, o uso de fungicidas sistêmicos por pulverização apresenta controle curativo satisfatório dessa doença.

III. No manejo integrado de pragas da citricultura, devem ser utilizadas armadilhas para a avaliação dos níveis de população de pragas, dando-se preferência aos métodos de controle biológicos, biotecnológicos, culturais, físicos e genéticos; caso haja necessidade, deve-se empregar métodos de controle químico.

IV. Constituem medidas recomendáveis para o controle integrado da seca da mangueira: estabelecer as podas de limpeza após a colheita, eliminando-se os ponteiros ou as panículas da produção anterior; proteger as áreas podadas com fungicidas sistêmicos; desinfestar as ferramentas usadas na poda; adubar e irrigar adequadamente todo o pomar; eliminar plantas mortas ou em estágio avançado da doença; pulverizar as plantas sadias com fungicidas sistêmicos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4