No que diz respeito às áreas de ocorrência e às áreas livres de praga, bem como ao sistema de mitigação do risco de praga, assinale a opção correta.

  • A.

    Atualmente, quase todas as regiões produtoras de banana da Amazônia estão contaminadas pela sigatoka negra, havendo focos dessa doença também nos bananais do Centro-Oeste.

  • B.

    Área livre de praga é aquela sobre a qual não há relato de ocorrência de praga específica, sendo, no entanto, ausente a demonstração desse fato por meio de evidência científica ou de efetivo controle oficial.

  • C.

    Considera-se área indene aquela onde não haja ocorrência de uma praga específica, conforme demonstrado por evidências científicas e divulgado oficialmente.

  • D.

    O sistema de mitigação de risco de praga consiste na integração de diferentes medidas de manejo de risco de praga, das quais cinco, no mínimo, atuam independentemente, com efeito cumulativo, de modo a se atingir o nível apropriado de segurança fitossanitária, possibilitando ao produtor a manutenção de sua atividade e a comercialização de seu produto no mercado interno e externo.