Acerca da natureza, da transmissão, dos sintomas, do diagnóstico, da prevenção e do controle da febre aftosa, assinale a opção correta.

  • A.

    A transmissão da bactéria da febre aftosa ocorre pelo contato direto de animais sãos com animais afetados ou com excreções corporais destes, sendo a referida bactéria encontrada, em altas concentrações, em fluidos das vesículas, na saliva, nas fezes e no leite.

  • B.

    A existência de lesões em que se observam tumefação e degeneração celular e edemas intra e extracelulares no estrato espongioso é condição suficiente para se diagnosticar febre aftosa em um animal.

  • C.

    Após a constatação de surto de aftosa, deve-se comunicar a Organização Internacional de Epizotias (OIE) em 48 horas, para que esta informe os demais países interessados. Se a produção animal representar parte significativa da economia nacional, o país afetado geralmente instituirá medidas de controle drásticas e de efeito imediato.

  • D. Como medida de controle da febre aftosa, recomenda-se, além do monitoramento da doença, que todos os animais susceptíveis e potencialmente expostos à doença sejam abatidos e queimados, ou enterrados, proibindo-se o transporte dos animais infectados e a exportação de seus subprodutos, com exceção apenas do leite.