Assinale a opção correta, considerando a importância socioeconômica da palma forrageira (Opuntia sp) para os criadores do estado da Paraíba e que o principal veículo de disseminação de doenças e pragas decorre do trânsito e comércio de vegetais e partes de vegetais.

  • A.

    Uma vez que a praga cochonilha-do-carmim (Dactylopius opuntiae) esteja presente no estado da Paraíba, não há restrições de trânsito intermunicipal de plantas de palma forrageira do gênero Opuntia sp.

  • B.

    A presença da cochonilha-do-carmim é determinada por meio de exame laboratorial e cabe exclusivamente às autoridades fitossanitárias o processo de vistoria do palmal para controle dessa praga.

  • C.

    Quando detectadas nas barreiras fitossanitárias interestaduais, as plantas ou partes de plantas de palma forrageira infestadas por cochonilha-do-carmim devem ser destinadas apenas a municípios onde a praga já se encontra disseminada

  • D.

    Plantas infestadas por cochonilha-do-carmim devem ser destruídas sem nenhuma indenização ao infrator que as transportar ou produzir.