Um fruticultor tem um pomar de 80 ha de manga da variedade Palmer em plena produção, encontrando-se os frutos na fase final de frutificação, embora apresentando sérios problemas fitossanitários, como a presença da mosca de frutas e a malformação vegetativa e floral.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A.

    Para o controle da malformação floral, o fruticultor deve fazer imediatamente a adubação completa, via solo, com macronutrientes, e via foliar, com micronutrientes.

  • B.

    Para o controle da malformação vegetativa, logo após a colheita, o fruticultor deve realizar a aplicação de calcário, seguido de adubação, via solo, com macronutrientes, e via foliar, com micronutrientes, a fim de se evitar essa malformação no ano seguinte.

  • C.

    A malformação floral e vegetativa são doenças de origem fúngica que podem ocorrer em plantas adultas e novas, devendo ser controladas por meio de manejo integrado, adotando-se medidas preventivas, como o plantio de mudas sadias e de variedades resistentes.

  • D.

    A população de moscas de frutas deve ser avaliada com o uso de armadilhas de tipo e quantidade variados, por área, de acordo com a espécie de mosca, sendo sempre utilizado nelas o feromônio sexual. O pomar deverá ser pulverizado com inseticida específico, se cada armadilha apresentar, diariamente, 10 moscas de cada espécie.