NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre Agroecologia, é correto afirmar:

  • A.

    Representa um poderoso instrumento da agricultura reducionista, na qual se baseia a ciência moderna, principalmente pela sua proposta de trandisciplinaridade, por incorporar a complexidade, a dúvida e a incerteza, além de validar, também, os saberes tradicionais e cotidianos.

  • B.

    A proposta agroecológica para sistemas de produção agropecuária faz direta relação ao agronegócio, por defender a produção centrada na monocultura, na dependência de insumos químicos e na alta mecanização, além da concentração de terras produtivas, a exploração do trabalhador rural e o consumo não local da respectiva produção.

  • C.

    É uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza. Dentro delas se destaca a sucessão natural, a qual permite que se restaure a solo sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem uso de agrotóxicos.

  • D.

    As práticas agroecológicas se baseiam na grande propriedade, na mão-de-obra especializada, em sistemas produtivos complexos e diversos, adaptados às condições locais e em redes regionais de produção e distribuição de alimentos.