Dados do crescimento e da produção florestal são informações úteis para se definir a rotação biológica, silvicultural, técnica, física ou do máximo incremento médio anual, assim como o momento ideal de efetuar desbastes, do ponto de vista biológico. Com relação aos desbastes em povoamentos florestais, considere as seguintes afirmativas:

1. Os desbastes diminuem a produção total de madeira para serraria, pois a área ocupada pelas copas é reduzida, diminuindo o crescimento por unidade de área florestal.

2. A produção de madeira grossa é aumentada, pois as árvores remanescentes crescem com maior vigor após o desbaste.

3. Desbastes podem ser de três tipos principais: seletivo, em que são cortadas árvores de algumas classes de dominância; sistemático, em que são cortadas linhas inteiras de árvores para facilitar o trabalho de colheita e aumentar o rendimento da operação; e misto, que é uma combinação de sistemático e seletivo.

4. O objetivo principal dos desbastes é eliminar galhos das árvores, para a obtenção de toras com alto índice de “sem nós” e de alto valor agregado.

5. A melhor época para se realizar um desbaste é quando ocorre a culminação do ICA (incremento corrente anual) e do IMA (incremento médio anual) em altura das árvores dominantes do povoamento.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.